AVALIAÇÃO
NEUROPSICOLÓGICA
A avaliação neuropsicológica tem como objetivo descrever e compreender o funcionamento do sistema nervoso central. Para isso, avaliaremos diversos aspectos, como inteligência, memória, atenção, comunicação social, afetividade, personalidade e praxias. Nosso intuito é verificar se o funcionamento cognitivo e comportamental está alinhado com o esperado para sua idade, escolaridade e contexto de vida.
O exame inclui anamnese clínica, testes psicológicos, escalas e questionários, observação e escuta clínica. A realização deve ser exclusivamente presencial, e a duração varia de acordo com a complexidade, geralmente consistindo em cerca de 07 sessões.
Ao final, é fornecido um laudo neuropsicológico detalhando os resultados da avaliação. Esses resultados podem incluir impressões diagnósticas e recomendações de encaminhamentos para especialistas, se necessário.
QUANDO É INDICADA?
A avaliação neuropsicológica pode ser necessária em casos que indiquem comprometimento do funcionamento cognitivo, como déficits de atenção, perda de memória, dificuldade de aprendizagem, entre outros.
Além disso, a avaliação neuropsicológica é útil para o diagnóstico diferencial de transtornos psiquiátricos e do neurodesenvolvimento. É comum que médicos neurologistas e psiquiatras solicitem esse exame antes de formalizar um diagnóstico e planejar a estratégia terapêutica.